Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Com o Rei na barriga - Por Vânia da Cunha

Editorial

Com o Rei na barriga
Não é raro encontrar pessoas com um rei tão grande na barriga que mal se dá pra ver o rosto. São prepotentes, sabe-tudo, nunca erram e acham sempre que são os melhores dos melhores da pobre humanidade.
O prazer do “estufado pelo rei” é reclamar. Para ele nada está bom, encontram defeito em tudo e em todos (inferiores a eles, é claro). Quando chefes, humilham e exploram seus subordinados - Alvos fáceis do ditador.
Para mostrar poder, fazem questão de esbanjar. Compram carros caros, jóias, se vestem bem, freqüentam os melhores lugares, mas devem os bancos, as lojas, até a luz e a água.
Narcisistas, se acham belos, e não se envergonham de alardear para os quatro cantos do mundo o quanto é invejado, não percebendo que caem no ridículo, pois beleza e simpatia, quem tem que opinar são os outros e não ele próprio. Sentir-se bonito por dentro e por fora é uma virtude, falar que a tem é psicopatia.
Verdadeiros mendigos - beijam os pés do rei, fingem-se de bonzinhos , exageram na cordialidade quando a intenção é tirar proveito de alguma coisa ou de alguém - e humilham os que estão na condição inferior ou igual a eles, ou seja, extremamente simpáticos com os outros e carrascos com os que lhe são próximos, como pessoas da família, filhos, irmãos, pais.
Mitomaníacos – mentem que nem sentem. Compram bancos, iates, aviões. Viajam semanalmente para exterior e “na maionese”. Assumem cargos de chefia e servem café. Possuidores de um poder persuasivo tão grande que fazem cair na ladainha polida e no conto do vigário até o mais esperto do mortais.
Acredito que, no fundo no fundo, são pessoas infelizes, inseguras, que querem agradar para serem aceitos. Fracos e pobres de espírito que ainda não descobriram que a felicidade e a paz estão nas coisas simples, na raiz, no seio da família, no abraço verdadeiro de um amigo.
“Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira”. Portanto, diminua o ego, vomite logo este “rei” e alimente-se de humildade e verdade. Quem sabe assim a vida fica melhor?

Vânia da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário