Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Roupa suja se lava ... Por Vânia da Cunha

Fala Sério!

Roupa suja se lava ...

... Antes do meio dia ou na casa do vizinho – que a caixa d água é maior.
Ter uma cozinha limpa após o meio dia, que almoce as dez, porque o tradicional “lavar louça” depois do almoço é missão impossível, não tem água. É desligada entre as onze e meio dia, com retorno marcado entre três ou quatro da tarde. Bom né? Porque ai se pode tirar um cochilo sem culpa, poupar energia para a maratona de duas horas para o término da faxina, rápido, porque as torneiras são temperamentais, quando dão na telha, secam de novo e só se manifestam na madrugada.
Talvez estejamos vivendo o apocalipse: água racionada e seca matando o gado. Talvez eu esteja num mundo paralelo e as nascentes são ilusão de óptica. Mas se pago imposto? Não, não estou no mundo paralelo.
E vamos lavar a roupa com muita água sanitária e alvejantes, pois roupas brancas no varais só mesmo nas mãos das mais experientes lavadeiras, com a água barrenta é um desafio manter o colorido das roupas, deixando o preto amarelado, o vermelho acobreado, numa mistura daltônica de cores.
Já não é de hoje que a água é assunto polêmico na cidade. Tem a água nova, a água velha, o reservatório pequeno, a captação exposta, o tratamento inadequado. Haja vermífugos e diarréia. Até quando? Alô!Alô! Alguém ai? Legislativo, Executivo, Judiciário? Alguém poderá me responder onde posso lavar minha roupa?

Vânia da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário